Pular para o conteúdo
Publicidade

Como Fazer Arroz na Panela Elétrica

Publicidade

Você sabe como fazer arroz na panela elétrica?

Publicidade

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Publicidade

Se não sabe como fazer arroz na panela elétrica, está perdendo tempo e dinheiro, afinal, a panela elétrica não gasta o seu gás e o arroz fica pronto em 10 minutos, em média. Além disso, você terá um arroz branco soltinho, sem ter que ficar o tempo todo de olho na panela.

Publicidade

Por isso, se você não sabe como fazer arroz na panela elétrica, não perca a nossa receita!

Como Fazer Arroz na Panela Elétrica

Em primeiro lugar, devemos esclarecer que essa forma de fazer o arroz na panela elétrica considera o modo de funcionamento da média das panelas.

Dessa forma, para o melhor aproveitamento da sua panela, você deve seguir o manual de instruções específico dela.

Para fazer arroz na panela elétrica, você vai utilizar os mesmos ingredientes e passos do arroz feito no fogão.

A única diferença é que a panela vai cozinhar o arroz muito mais rapidamente e ela interrompe o cozimento do arroz assim que a água secar e o arroz estiver cozido.

Dessa forma, você pode se dedicar aos outros preparos, sem aquela preocupação de ficar cuidando do arroz o tempo todo.

E mais: ela vai manter o seu arroz aquecido até a hora de servir. Tudo de bom, né?

Para fazer o arroz na panela elétrica, o primeiro passo é ligar a panela e selecionar o modo cozinhar. Em seguida, você vai aquecer o óleo para refogar a cebola e o alho.

O segundo passo é colocar o arroz e deixar ele fritar um pouco. Por último, basta acrescentar a água e fechar a panela.

A quantidade de água, geralmente, é o dobro da quantidade de arroz, por exemplo, 4 xícaras de água para 2 xícaras de arroz.

No entanto, é preciso que você leia o manual de instruções da sua panela elétrica para determinar a quantidade de água ideal para o cozimento do arroz indicada pelo fabricante.

Em algumas panelas, a quantidade recomendada vem estampada dentro da panela, o que facilita bastante na hora de medir a água.

Depois que colocar a água, é só fechar a panela e aguardar alguns minutos. Quando o arroz estiver pronto, a panela vai, automaticamente, mudar do modo cozinhar para o modo aquecer, então o arroz já poderá ser servido.

Caso você vá servir o arroz mais tarde, não tem problema, pois a panela elétrica o manterá aquecido até a hora de servir.

Agora que você já sabe como fazer arroz na panela elétrica, não perca mais tempo, nem gás. Faça hoje mesmo!

Autor: Caroline Donatelli
Tipo: Arroz
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo de fogo: 15 minutos (em média)
Tempo total: 20 minutos
Rendimento: 8 porções
Calorias: 200 kcal

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz
  • ½ cebola picadinha
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • sal (a gosto)

Como Fazer Arroz na Panela Elétrica

  1. Ligue a panela e coloque no modo cozinhar.
  2. Acrescente o óleo e deixe ele aquecer um pouco.
  3. Em seguida, coloque a cebola e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até ela ficar transparente.
  4. Junte o alho amassado e refogue por 1 minuto, sem parar de mexer.
  5. Por último, coloque o arroz e deixe ele fritar um pouco, sem parar de mexer.
  6. Adicione 4 xícaras de água ou a quantidade de água recomendada pelo fabricante da panela elétrica.
  7. Feche a panela e aguarde. Quando o arroz estiver pronto, a panela passa automaticamente do modo cozinhar para o modo aquecer e já pode ser servido.

Atenção: esse é o modo de fazer arroz nas panelas elétricas de arroz em geral. Sempre consulte o manual de instruções da sua panela para utiliza-la da forma recomendada e obter o seu melhor desempenho.

Publicidade

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Publicidade

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Publicidade

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Publicidade

Você pode gostar dessas receitas também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade