Mais receitas

 

publicidade

Macetes do feijão perfeito: como temperar, deixar caldo grosso e mais truques ótimos

publicidade

Ingredientes  

Como preparar feijão perfeito da maneira correta é a dúvida de alguns brasileiros que, assim como a maioria, adotaram o prato em suas refeições. Cheio de minerais e nutrientes que colaboram com a saúde, o grão é um aliado contra a anemia, doença caracterizada pela falta de ferro que causa fadiga e fraqueza. Ele também é ótimo para fortalecer os ossos, o sistema nervoso e melhorar a memória.

Cheio de minerais e nutrientes que colaboram com a saúde, o grão é um aliado contra a anemia, doença caracterizada pela falta de ferro que causa fadiga e fraqueza. Ele também é ótimo para fortalecer os ossos, o sistema nervoso e melhorar a memória.

Outra vantagem do prato típico são suas fibras, que aumentam a saciedade e afastam a fome, evitando deslizes na dieta e ajudando a emagrecer. Estas partículas ainda auxiliam o trânsito intestinal e fazem com que o organismo absorva menos carboidratos.

Apesar de parecer fácil, o preparo do feijão perfeito é muito diversificado e requer uma certa experiência. Uma boa alternativa para sempre acertar é apostar em dicas para preparar cada tipo de feijão, além de seguir recomendações gerais que podem deixar seu prato ainda mais saboroso.

Como temperar feijão perfeito

Temperar feijão com alho e cebola é um modo fácil e gostoso de preparar o grão. A receita é simples e consiste em picar os dois em pequenos cubos. Se preferir, acrescente bacon em pedaços e rodelas de linguiça calabresa sem pele ou toscana em pedaços inteiros.

Aqueça um fio de azeite em uma panela e acrescente o alho e a cebola, deixando até que fiquem dourados. Em seguida, adicione a linguiça e o bacon e frite os dois. Junte este tempero com o feijão já cozido, colocando algumas folhas de louro como opcional, e cozinhe por 10 minutos. Finalize com uma pitada de sal.

Outra dica para deixar o preparo ainda mais delicioso é trocar metade da água de cozimento por um caldo de carne ou legumes.

Compartilhar no WhatsApp

publicidade

Modo de Preparo  

1. Como cozinhar feijão rápido

2.

3. Deixar o feijão cru de molho vale a pena para acelerar o preparo da receita. Além disso, o procedimento reduz a probabilidade de gases ou desconfortos abdominais, já que o amido presente no grão causa flatulência se não for bem cozido.

4.

5. Outra dica para diminuir esse efeito colateral é adicionar uma colher de bicarbonato de sódio no feijão de molho aproximadamente 8 horas antes de preparar o alimento.

6.

7. Para facilitar o cozimento o ideal é deixar o ingrediente em uma tigela com água 12 horas antes do preparo. Mas, se não houver tempo, o alimento já fica mais adequado para consumo se ficar apenas uma hora imerso.

8.

9. Cozinhar o grão na panela de pressão também acelera o processo, já que o utensílio coze em velocidade mais rápida. Se você tem medo, pode seguir algumas dicas de segurança para usar panela de pressão e nunca sofrer acidentes na cozinha.

10. Como deixar caldo grosso feijão perfeito

11.

12. Quem deseja um feijão encorpado deve separar uma pequena quantia do caldo e dos grãos já cozidos e bater no liquidificador. Em seguida, é só juntar o creme ao restante do feijão, que adquirá uma consistência mais densa.

13.

14. Qual quantidade preparar? Se você nunca sabe quanto fazer de feijão para um almoço ou janta, aqui vai a dica certeira: uma xícara dos grãos crus é o ideal para servir até três pessoas depois de pronto. Por aí você já consegur tirar a medida, de acordo com a quantidade de pessoas que vão comer.

15. Receita de feijão simples

16. Ingredientes

17.

18. Meio quilo de feijão carioca de boa qualidade

19. 1 litro e meio de água

20. ¾ de uma cebola grande picada

21. 3 dentes de alho picados ou uma colher de sopa de alho picado

22. 2 folhas de louro

23. 6 gomos de linguiça toscana ou 1 gomo de linguiça calabresa sem pele

24. 1 gomo de bacon

25. Azeite Sal a gosto

26. Modo de preparo

27.

28. Deixe o feijão de molho em uma tigela com água por pelo menos uma hora. Retire os eventuais grãos e pedrinhas que boiarem, pois isso indica que eles não estão bons para consumo.

29.

30. Em uma panela de pressão, coloque a água e o feijão. Tampe e cozinhe até que o utensílio faça barulho, indicando que já está com pressão. Mantenha no fogo por mais meia hora e desligue o fogo. Espere a pressão sair do recipiente e abra a panela.

31.

32. Para testar se está cozido, amasse um grão de feijão com um garfo. Se estiver macio, a receita pode prosseguir. Caso contrário, deixe no fogo por mais alguns minutos e repita a operação.

33.

34. Coloque um fio de azeite em uma panela e doure o alho e a cebola. Em seguida, acrescente o bacon e a linguiça picados e frite-os. Despeje a mistura no feijão cozido e deixe no fogo por dez minutos, coloque uma pitada de sal e sirva.

35.

36. Caso prefira um caldo mais encorpado, antes de temperar bata uma parte do feijão no liquidificador e coloque novamente na panela, continuando o preparo normalmente.

Recomendamos para você

publicidade

Comentários